Adquira o livro Olhares e colabore com o Hospital Estadual de Bauru
Adquira o livro Olhares e colabore com o Hospital Estadual de Bauru

Contribua com os projetos de Humanização do Hospital Estadual de Bauru (HEB)! Adicione o livro "Olhares - Hospital Estadual de Bauru e suas diversas nuances" à compra do seu pacote de viagem.

Quem não está comprando pacotes para shows e eventos também pode ajudar! Basta acessar o link para fazer a doação e o pedido do livro neste mesmo site https://rdcultural.com.br/livro-olhares

Para empresas interessadas em solicitar mais que 30 exemplares para sorteio/distribuição entre funcionários, pedimos que nos procure nos contatos  14 98125-6206 (whatsapp) ou por e-mail, no contato@rdcultural.com.br 

_____

Apresentação do livro "Olhares"

“Olhares” reúne o ponto de vista de pessoas que, de alguma forma, ajudaram a construir o Hospital Estadual de Bauru “Dr. Arnaldo Prado Curvêllo”: dirigentes, pacientes, acompanhantes, funcionários, voluntários, alunos... Pessoas que colocam energia e afeto para que toda a engrenagem funcione da melhor maneira, desde 2002.
O livro também reúne imagens de fotógrafos profissionais e amadores que foram convidados a lançar seus olhares para cada face do Hospital: assistência, ambiência, programas e projetos especiais, ações de humanização, enfim, cenas de vida e de busca pela saúde. E eles não só toparam como, voluntariamente, mergulharam por dias na rotina dessa unidade hospitalar, buscando a melhor cena, o melhor recorte, o ângulo a partir do qual contam um pedaço da história dessa instituição pública estadual.

Dessa maneira, a publicação foi construída com palavras e fotografias que tentam dar conta do dia a dia de um hospital geral público, de alta complexidade, que atende uma população superior a dois milhões de pessoas, abrangendo inicialmente 38 municípios do Departamento Regional de Saúde de Bauru (DRS-VI), podendo se estender aos 68 que compõem essa região e chegando até a extrapolar os muros do Estado em áreas de referência muito específicas, como é o caso da Unidade de Tratamento de Queimaduras.

Ao todo, são doze capítulos que se alternam entre artigos de diferentes atores sociais que contam parte da história com suas experiências (de paciente, de acompanhante, de voluntário, ex-dirigente, gestor, aluno etc.) e imagens dos fotógrafos Calil Neto, Denise Guimarães, Denise Joaquim, Loriza Lacerda, Olicio Pelosi e Quioshi Goto, que assinam capítulos individuais, com seus olhares singulares.

Humanização no Hospital Estadual de Bauru

Desde a inauguração do HEB, há uma constante preocupação por parte da gestão em implantar ações de caráter humanizador que abarquem tanto a atenção ao usuário como os trabalhadores da saúde. Algumas das diretrizes da Política Nacional de Humanização – PNH foram implantadas já em 2004, praticamente junto com a própria Política, como é o caso da Defesa dos Direitos do Usuário e Ambiência.

Ao longo dos anos com a ampliação das atividades assistenciais, envolvimento dos trabalhadores e apoio dos gestores, as práticas foram se solidificando de forma a concretizar a Política na Instituição. Atualmente, a Humanização alcançou um patamar institucional diferenciado graças à visão da atual gestão e à construção coletiva de práticas que envolvem ativamente a Diretoria Executiva, a Comissão de Humanização, o Setor de Recursos Humanos, a Educação Permanente em conjunto com os trabalhadores de todos os setores. Esforços estão sendo realizados no sentido de promover mudanças nos modos de gerir e cuidar, aproximando o trabalhador da saúde dos conceitos das politicas nacional e estadual de humanização e do SUS e criando oportunidades de melhorias na assistência.

Fonte: www.heb.famesp.org.br