Facebook
Youtube

» O lado social da turnê El Dorado de Shakira

 

(Foto: Reprodução/ Twitter UNICEF)

UNICEF se juntou à turnê da colombiana para promover apoio à educação de crianças em situação de vulnerabilidade no mundo.

"Esse negócio de entreter por entreter, não me guarda sentido algum. Se minha vida puder ser útil para alguém, para vários, aí então eu sigo". Ainda era o ano de 2003, quando a cantora colombiana Shakira disse essas palavras em frente à câmera do publicitário argentino Ramiro Agulla. Curiosamente, naquele ano Shakira se tornaria a mais jovem Embaixadora da Boa Vontade da UNICEF. Desde muito antes, a colombiana já vinha se destacando por usar sua voz para muito além do mundo da música. Aos 18 anos de idade, na segunda metade da década de 90, ela criou a Fundação Pies Descalzos, que oferece educação de qualidade, nutrição e apoio psicopedagógico a crianças em situação de vulnerabilidade social na Colômbia.

Hoje, 15 anos depois daquela fala, Shakira continua a usar sua voz a favor daqueles que não têm acesso à educação e tem chamado à ação sua comunidade global de fãs, líderes, empresas e parceiros. Sua mais nova cartada nesse sentido é trazer ao palco e aos bastidores da sua atual turnê o Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF).

Os fãs europeus e norte-americanos têm presenciado na entrada de algumas arenas uma pequena equipe de voluntários da organização ligada à ONU. O objetivo é dar visibilidade e levar a campanha de defesa à criança ao maior número de pessoas, bem como arrecadar fundos para as ações efetivas de promoção de acesso à educação de qualidade e combate à desnutrição infantil.

Mas a colombiana não cedeu apenas espaço nos corredores das arenas dos seus shows. Ela foi além e levou uma importante mensagem para o palco. Já nos momentos finais de seu concerto, a cantora exibe um vídeo, que serve como interlúdio, e aborda a dificuldade de algumas crianças de diferentes regiões do mundo para chegar à escola. O vídeo é um trecho do documentário de 2013, "On the way to school" (A caminho da escola), de Pascal Plisson.

O documentário retrata a difícil jornada de quatro grupos de crianças para chegar à escola. No Quênia, Jackson e sua irmã devem evitar os elefantes no que é descrito no filme como uma jornada de mais de 14 quilómetros e leva duas horas. ("Temos que ir por esse caminho hoje", ele instrui.) No Marrocos, Zahira passeia pelas Montanhas Atlas por cerca de 22 km e quatro horas. Na Índia, Samuel é empurrado em uma cadeira de rodas por seus irmãos por mais de 3 km e 1 hora e 15 minutos. Na Argentina, Carlito e sua irmã percorrem paisagens panorâmicas da Patagónia em um cavalo, uma viagem que abrange 18 km e uma hora e meia.

O objetivo de Shakira é sensibilizar e levar uma mensagem de esperança. Nas redes sociais ela tem pedido o apoio de seus fãs dos EUA, em forma de doação para a Unicef e para sua Fundação Pies Descalzos. Quem doar qualquer valor a partir de 1 0 dólares pode concorrer a uma experiência de Meet & Greet em um dos seus shows na América do Sul, em outubro. No Brasil, a cantora se apresenta nos dias 21 e 23 de outubro, respectivamente em São Paulo e Porto Alegre. O SBR entrou em contato com a UNICEF no país e a assessoria do órgão nos informou que não estão previstas ações, como as que aconteceram na Europa e nos EUA, no Brasil pelo escritório de São Paulo.

Shakira na UNICEF

Como Embaixadora da Boa Vontade desde 2003, Shakira expandiu seus esforços de defesa da criança em nível global, realizando visitas de campo em Bangladesh, Azerbaidjão e Índia, além de liderar duas campanhas globais de arrecadação de fundos para obter suprimentos que salvam vidas a alcançam os países mais pobres e em risco.

(Foto: Reprodução/UNICEF)

Durante a Semana das Nações Unidas de 2015, organizou uma reunião de alta cúpula com defensores, representantes do setor privado e público para discutir a importância de investimentos adicionais em DPI (Desenvolvimento da Primeira Infância) em escala global. Desde 2015, ela também ata como membro da Comissão Internacional sobre o Financiamento da Educação Global do ex-Primeiro Ministro do Reino Unido, Gordon Brown, que procura encontrar uma solução e financiamento mundial para fornecer acesso universal à educação de qualidade. Além disso, em 2015, ela foi nomeada defensora dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (CDS) com um mandato para apoiar o Secretário-Geral das Nações Unidas em seus esforços para gerar impulso e compromisso para alcançar os ODS até 2030.

Fonte: Shakira Brasil


Newsletter

Fique por dentro de shows, festivais e viagens!

Redes Sociais
Youtube
Selo Google
Formas de pagamento
RD Cultural © 2020 - Todos os direitos reservados

Desenvolvimento e Hospedagem